Notícias | “Veto presidencial à desoneração da folha de 17 setores intensivos em mão de obra é derrubado pelo Congresso”

| “Veto presidencial à desoneração da folha de 17 setores intensivos em mão de obra é derrubado pelo Congresso” |

“Veto presidencial à desoneração da folha de 17 setores intensivos em mão de obra é derrubado pelo Congresso”


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO

Compartilhe:



“Veto presidencial à desoneração da folha de 17 setores intensivos em mão de obra é derrubado pelo Congresso”

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, defendeu a prorrogação da desoneração da folha de pagamento. Ele afirmou que o Congresso está aberto a ouvir uma nova proposta do governo, desde que a desoneração seja prorrogada. O projeto, que prorroga a medida até 2027, foi aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado com apoio de parlamentares do governo e da oposição.

A desoneração da folha de pagamento permite que empresas de 17 setores intensivos em mão de obra substituam a alíquota previdenciária por uma alíquota sobre a receita bruta. O projeto também inclui a desoneração dos municípios com até 142 mil habitantes.

A votação no Congresso resultou na derrubada do veto do presidente à desoneração da folha de pagamento. No Senado, foram 60 votos pela derrubada e 13 pela manutenção. Na Câmara, 378 votos a 78.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comentou a decisão do Congresso e disse que o governo vai contestar a prorrogação no STF e apresentar uma proposta alternativa ainda em 2023. No entanto, parlamentares entendem que, como a medida é constitucional, qualquer contestação judicial é inócua.

Líderes de partidos que já tiveram contato com a proposta alternativa do governo não gostaram dela. Por outro lado, a presidente da Federação de Manutenção da Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática, Vivien Suruagy, comemorou a prorrogação, afirmando que ela garante empregos.

O Congresso Nacional também derrubou o veto do presidente a um dispositivo do arcabouço fiscal que impede o governo de retirar despesas do cálculo para atingir a meta fiscal. Essa medida, segundo economistas, fragilizava as novas regras fiscais.






Recomendamos


Churraclean

Churraclean

Redsilver

Redsilver

Outras Notícias





Mais Recentes