Tatuí está no topo da lista regional do Programa Município VerdeAzul
Compartilhe:
Tatuí está no topo da lista regional do Programa Município VerdeAzul
A cidade de Tatuí, em São Paulo, foi classificada como “Qualificado I” pelo Programa Município VerdeAzul, que avalia a gestão ambiental e auxilia as administrações municipais a desenvolver estratégias. No entanto, para receber a certificação, o município precisa alcançar mais de 80 pontos.
No grupo 2, que engloba cidades com 10.000 a 49.999 habitantes, Capão Bonito se destacou conquistando o 3º lugar no ranking. Com uma pontuação de 98, essa é a maior nota atingida no programa desde 2008. A Prefeitura de Capão Bonito atribuiu essa conquista aos esforços na área da gestão ambiental nos últimos anos.
Já Itapetininga, a maior cidade da região, não foi certificada ou qualificada pelo Programa VerdeAzul. Com 59 pontos, o município ficou em 59º lugar no grupo 4. O G1 entrou em contato com as prefeituras para saber quais ações estão sendo realizadas para melhorar a pontuação das cidades, mas não obteve resposta.
O Programa Município VerdeAzul foi lançado em 2007 pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), com o objetivo de incentivar a execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável. Neste ano, o ranking foi dividido em grupos de acordo com a população dos municípios. O programa aborda 10 temas estratégicos, como governança ambiental, sustentabilidade, educação ambiental, uso do solo, gestão das águas, esgoto tratado, resíduos sólidos, qualidade do ar, arborização urbana e biodiversidade.