Surto de dengue afeta o Amazonas com 17 mil casos e 12 óbitos, de acordo com a FVS em 2023
Compartilhe:
Surto de dengue afeta o Amazonas com 17 mil casos e 12 óbitos, de acordo com a FVS em 2023
Recentemente, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) divulgou a lista dos municípios com maior incidência de dengue no estado. Japurá, Jutaí, Tonantins, Ipixuna, Tefé, Alvarães, Guajará, Humaitá, São Paulo de Olivença e Maraã foram os municípios com as maiores taxas de incidência da doença.
A região do Alto Solimões, onde há uma grande movimentação de pessoas devido à Tríplice Fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia, também apresentou um número preocupante de casos de dengue. Foram notificados 4.135 casos da doença e registrados 3 óbitos.
Em caso de suspeita de dengue, é recomendado que a pessoa procure a unidade de saúde mais próxima para receber avaliação médica. A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode variar de uma forma benigna a uma forma grave.
A maneira mais eficaz de prevenir a dengue é combater os locais onde o mosquito transmissor da doença se reproduz. É importante realizar uma lista de verificação semanal para identificar e eliminar possíveis criadouros, como garrafas, vasos de plantas, pneus, bebedouros de animais, sacos plásticos, lixeiras, tambores e caixas d’água.
É fundamental a conscientização da população sobre a importância de prevenir e combater a dengue. Através de ações simples, como a eliminação de focos de água parada, podemos reduzir a incidência da doença e proteger a saúde de todos.
Confira também os vídeos mais assistidos sobre o assunto no estado do Amazonas.