Santa Catarina registra queda significativa nos índices de furtos e roubos de veículos, atingindo o menor nível dos últimos quatro anos.
Compartilhe:
Santa Catarina registra queda significativa nos índices de furtos e roubos de veículos, atingindo o menor nível dos últimos quatro anos.
Santa Catarina registrou o menor número de roubos e furtos de veículos dos últimos quatro anos em 2023, com uma queda significativa. Os dados da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos mostram que houve uma redução de 19,63% nos roubos e de 8,6% nos furtos em comparação com o ano anterior.
Em 2020, foram registrados 9.181 casos de furtos e roubos de veículos, enquanto que em 2023 esse número diminuiu para 8.685. No caso dos furtos, foram 8.258 registros em 2022, que caíram para 7.548 no ano passado. No roubo de veículos, a redução foi ainda maior, passando de 1.391 casos em 2022 para 1.118 em 2023.
Essa diminuição dos crimes é creditada à colaboração e cooperação dos órgãos de segurança pública de Santa Catarina, que têm trabalhado em conjunto para combater quadrilhas especializadas na compra e venda de peças automotivas.
É importante destacar a diferença entre furto e roubo de veículos. O furto se caracteriza pela subtração de um bem móvel alheio, sem o uso de violência ou ameaça, com a intenção de ficar com o objeto. A pena para esse crime varia de 1 a 4 anos de reclusão, além de multa. Já o roubo envolve a presença de violência ou ameaça e tem uma pena mais severa, que pode variar de 4 a 10 anos de prisão, além da multa.
Fonte: SSP/SC