Salvador perde posição no ranking do PIB brasileiro, agora ocupando o 14º lugar; PIB per capita da cidade continua o mais baixo entre as capitais do país
Compartilhe:
Salvador perde posição no ranking do PIB brasileiro, agora ocupando o 14º lugar; PIB per capita da cidade continua o mais baixo entre as capitais do país
Salvador, a capital da Bahia, teve um crescimento nominal de 6,9% em seu Produto Interno Bruto (PIB) em 2021, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, a cidade perdeu duas posições no ranking das maiores economias municipais do Brasil, agora ocupando a 14ª posição. Maricá e Niterói, ambas cidades do Rio de Janeiro, ultrapassaram Salvador. São Paulo continua sendo a cidade com o maior PIB do país.
O PIB per capita de Salvador foi estimado em R$ 21.706,06, o mais baixo entre todas as capitais do Brasil. A economia soteropolitana teve a sexta maior queda de participação no PIB nacional entre todos os municípios brasileiros, o que contribuiu para a perda de posições no ranking.
O setor industrial e os serviços privados impulsionaram o crescimento do PIB de Salvador em 2021. A indústria teve o maior crescimento desde 2010, aumentando em 10,1%. Em números absolutos, a indústria soteropolitana gerou R$ 7.160 bilhões e representou 13,2% do valor bruto total gerado pelas atividades produtivas. Os serviços privados, que são o setor de maior peso no PIB da cidade, cresceram 8,2% em comparação com o ano anterior.
No entanto, a agropecuária teve uma queda de 3,0% em seu valor nominal, revertendo o crescimento observado entre 2019 e 2020. A administração pública, defesa, educação e saúde pública também tiveram uma pequena queda de 0,8% no valor gerado em Salvador. Apesar disso, a administração pública ainda representa a segunda maior participação no PIB da cidade, com 16,4%.
Esses dados mostram que, apesar do crescimento registrado em alguns setores, Salvador enfrentou desafios em sua economia em 2021, resultando em uma perda de posições no ranking nacional e o menor PIB per capita entre as capitais brasileiras.