Procurador-Geral da República solicita encerramento de investigação envolvendo Renan Calheiros e Romero Jucá
Compartilhe:
Procurador-Geral da República solicita encerramento de investigação envolvendo Renan Calheiros e Romero Jucá
A Procuradoria-Geral da República solicitou ao Supremo Tribunal Federal o arquivamento de um inquérito que investigava se os senadores Renan Calheiros e Romero Jucá teriam recebido propina para favorecer a antiga Odebrecht.
O inquérito foi aberto em 2017 com base em delações de ex-diretores da empresa, que afirmaram sobre pagamentos da empresa visando benefícios fiscais para subsidiárias no exterior.
O procurador-geral da República afirmou que não há elementos suficientes para denunciar os políticos e que não há novas linhas de investigação a serem exploradas.
A decisão de arquivamento se baseou na falta de comprovação concreta de recebimento de vantagem indevida pelos políticos, e na anulação, pelo ministro Dias Toffoli, de provas relacionadas ao acordo de leniência da empresa e aos sistemas de registro de pagamentos de propina.
O relatório destacou que as informações fornecidas por colaboradores não contribuíram para confirmar os supostos pagamentos de vantagens indevidas aos agentes políticos investigados.