Notícias | Pesquisadores da Unipampa encontram fóssil pré-dinosauriano mais antigo no Rio Grande do Sul.

| Pesquisadores da Unipampa encontram fóssil pré-dinosauriano mais antigo no Rio Grande do Sul. |

Pesquisadores da Unipampa encontram fóssil pré-dinosauriano mais antigo no Rio Grande do Sul.


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO

Compartilhe:



Pesquisadores da Unipampa encontram fóssil pré-dinosauriano mais antigo no Rio Grande do Sul.

Um fóssil de anfíbio gigante, anterior aos dinossauros, foi descoberto em uma fazenda em Rosário do Sul, a 380 km de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Batizado de kwatisuchus rosai, o fóssil assemelha-se a um crocodilo e foi encontrado fixado a uma rocha em agosto de 2022. Com cerca de 20 milhões de anos de antiguidade em relação aos primeiros dinossauros, o achado de 1,5m de comprimento foi estudado na Universidade Federal do Pampa e teve sua análise publicada em revista científica da Associação Americana de Anatomia.

O anfíbio descoberto no Sul do Brasil apresenta características semelhantes aos animais que existiam na região que é atualmente conhecida como Rússia, durante o período do supercontinente Pangeia, entre 300 e 230 milhões de anos atrás. A descoberta proporciona insights sobre a geografia e as conexões entre as faunas das diferentes regiões que compunham o antigo continente, quando as massas de terra estavam unidas mas separadas por barreiras naturais como cadeias de montanhas e desertos.

A pesquisa, realizada em colaboração com universidades brasileiras e com a Universidade de Harvard nos Estados Unidos, contribui não apenas para a compreensão do passado remoto da Terra, mas também para a preparação e enfrentamento dos desafios ecológicos atuais. Através do estudo da paleontologia, os pesquisadores buscam melhor compreender as interações e evoluções das espécies ao longo do tempo, visando a gestão adequada dos impactos ambientais da atualidade.






Recomendamos


Churraclean

Churraclean

Redsilver

Redsilver

Outras Notícias





Mais Recentes