Parque Nacional do Caparaó implementa programa de reciclagem de cartuchos de gás de acampamentos.
Compartilhe:
Parque Nacional do Caparaó implementa programa de reciclagem de cartuchos de gás de acampamentos.
O Parque Nacional do Caparaó, localizado nos estados do Espírito Santo e Minas Gerais, é um lugar de rica natureza e biodiversidade, atraindo visitantes de diversas áreas, incluindo montanhistas e acampantes. Pensando nesse público específico e na forma como eles descartam seu lixo, duas empresas se uniram para criar um projeto pioneiro de reciclagem de cartuchos de gás utilizados para cozinhar durante o acampamento.
O uso de cartuchos de gás, conhecidos como “camping gás”, é uma prática comum na preparação de alimentos durante atividades em montanhas. No entanto, esses cartuchos são 100% recicláveis, mas ainda apresentam resíduos de gás em seu interior, o que dificulta o descarte adequado. Para solucionar esse problema, as empresas desenvolveram um coletor que permite a retirada segura do gás restante antes do descarte.
Em parceria com uma startup de São Paulo, a empresária Amanda Guiduci, que teve essa ideia, transformou o Parque Nacional do Caparaó na primeira unidade de conservação do Brasil a oferecer um serviço de descarte adequado de cartuchos de gás para os turistas. Essa iniciativa foi recebida com alívio pelos visitantes do parque, que antes não tinham um local apropriado para descartar esses cartuchos.
Apenas em 2023, mais de 100 mil turistas passaram pelo Parque Nacional do Caparaó. Os turistas que visitaram o parque no início de dezembro já encontraram um ponto de descarte na portaria. O processo de descarte consiste em retirar o gás restante do cartucho através de uma agulha presente na tampa do coletor. Em seguida, são feitos furos na tampa para evitar explosões durante o processo de reciclagem, e o cartucho é então depositado no recipiente adequado.
Os cartuchos recolhidos serão reciclados e utilizados como matéria-prima na indústria do aço. Além de garantir a segurança nos centros de reciclagem, essa prática também reduz o impacto ambiental. No Brasil, mais de dois milhões de cartuchos de gás são vendidos anualmente, e muitas vezes esses cartuchos são descartados de forma inadequada em lixões ou aterros sanitários, devido ao receio das pessoas em fazer o descarte correto.
O projeto piloto no Parque Nacional do Caparaó foi apenas o começo. Já existem 27 pontos de coleta de cartuchos de gás no país, e mais seis coletores estão prontos para serem instalados. A iniciativa também despertou interesse em outros parques estaduais e unidades de conservação, que estão em contato com as empresas para implementar o projeto em seus locais.
O Parque Nacional do Caparaó é conhecido por ser um dos principais destinos para montanhistas no Brasil. Abriga o terceiro ponto mais alto do país, o Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altitude. O parque está aberto para visitação durante todo o ano, das 7h às 15h, de terça a domingo (fechado às segundas para manutenção).