Comunidades na Ilha do Marajó se manifestam contra remoção de líder religioso
Compartilhe:
Comunidades na Ilha do Marajó se manifestam contra remoção de líder religioso
Nesta terça-feira, houve protestos em Bagre, Breves e Soure, onde os moradores saíram às ruas com balões brancos, cartazes e cânticos religiosos. Um dos cartazes expressava a indignação com a expulsão de Dom José Azcona da Prelazia do Marajó.
Dom Azcona é conhecido internacionalmente por sua luta contra o tráfico humano e exploração sexual na ilha marajoara. A Prelazia do Marajó informou que o pedido para que o bispo emérito deixasse a região partiu da Nunciatura Apostólica no Brasil, mas não recebeu mais detalhes sobre as motivações.
Ainda não se sabe para qual cidade Dom José Luis Azcona será encaminhado. Ele atuou como bispo titular no Marajó por quase 30 anos e é respeitado pela Igreja na região por seu trabalho pastoral, suas lutas sociais e defesa dos direitos humanos.
Apesar de ter sido solicitado um posicionamento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e da Nunciatura Apostólica no Brasil, não houve retorno até o momento. Dom José Luis Azcona Hermoso, nascido na Espanha em 1940, denuncia as mazelas da região e a exploração sexual de crianças no arquipélago há três décadas.
Ele também desempenhou um papel fundamental na criação da CPI da Pedofilia na Assembleia Legislativa do Pará e no Congresso Nacional, nos anos de 2009 e 2010.
Vídeos sobre o Pará podem ser encontrados online, assim como outras notícias do estado.