Blue Origin realiza lançamento nesta segunda-feira, marcando o retorno após acidente com nave; período de pausa foi de 15 meses
Compartilhe:
Blue Origin realiza lançamento nesta segunda-feira, marcando o retorno após acidente com nave; período de pausa foi de 15 meses
No dia marcado, às 11h30 (horário de Brasília), está previsto o lançamento da missão NS-24. O objetivo é ultrapassar a Linha de Kárman, ponto de referência para o início do espaço a 100 quilômetros de altitude.
Essa será uma missão não tripulada, mas que levará consigo 33 cargas relacionadas à ciência e pesquisa, além de 38 mil cartões postais criados por estudantes. Esses itens ficarão expostos à gravidade zero por alguns minutos antes de retornar ao solo com a nave.
A duração exata do voo ainda não foi divulgada pela Blue Origin, porém, as missões anteriores da empresa costumavam ter cerca de 20 minutos de duração.
Em um lançamento anterior, houve uma falha no mecanismo de impulsão do foguete, resultando em um pouso forçado da cápsula. O sistema de escape, contudo, funcionou corretamente, e a cápsula foi ejetada conforme o esperado.
O incidente ocorreu durante a fase de pressão máxima do foguete, conhecido como “Max-Q”, quando o veículo espacial alcançava a velocidade de 1.126 km/h, a uma altitude de aproximadamente 8.500 metros. Após a ejeção, a cápsula chegou a atingir a altitude de 11.300 metros.
A agência de aviação dos Estados Unidos afirmou que a falha no motor do foguete foi causada por temperaturas mais altas do que o esperado. Como medida corretiva, a empresa recebeu orientações para redesenhar componentes do motor e do bocal, visando melhorar o desempenho nas próximas missões, bem como ajustar suas práticas internas.
Vale lembrar que a Blue Origin é uma empresa de exploração espacial fundada por Jeff Bezos.