Aumento de 7% na emissão de documentos para menores desacompanhados em viagens no Ceará; saiba como solicitar.
Compartilhe:
Aumento de 7% na emissão de documentos para menores desacompanhados em viagens no Ceará; saiba como solicitar.
A autorização para viagens de crianças e adolescentes desacompanhados ou sem os responsáveis é um requisito obrigatório antes do embarque. O documento pode ser obtido online ou por meio de cartórios, e as solicitações têm aumentado no Ceará em 2023.
Houve um crescimento de 7% na emissão do documento pela internet durante as férias escolares do Ceará, em comparação com o ano anterior. Durante as férias de julho de 2023, foram emitidos 34 documentos online.
O documento é necessário sempre que a criança ou adolescente estiver viajando sozinho ou sem a presença dos pais ou responsáveis. Para viagens internacionais, a autorização é obrigatória se a criança estiver acompanhada apenas por um dos pais.
Alethia Santana, professora, é uma das responsáveis que constantemente precisa obter essa autorização. Ela precisa fazer a documentação toda vez que sua filha viaja sozinha de Fortaleza para Belém, onde o pai da criança mora.
“Eu preciso declarar que ela vai viajar sozinha. Nessa declaração, tem de constar o nome, CPF e todos os dados da pessoa que vai recebê-la no destino, que é o pai dela”, explicou Alethia.
Para obter a autorização, os interessados podem acessar o site do e-notariado ou baixar um aplicativo. Eles devem preencher as informações necessárias e escolher um cartório próximo. Em seguida, será realizado um contato entre o cartório e o pai ou responsável, através de uma audiência virtual para confirmar a autenticidade desse procedimento, explicou o vice-presidente do cartório.
Autor: Nome do editor