Deputada Federal Amália Barros falece aos 39 anos de idade
Compartilhe:
Deputada Federal Amália Barros falece aos 39 anos de idade
Uma triste notícia foi compartilhada na madrugada deste domingo (12) através de comunicado oficial publicado na conta da deputada federal Amália Barros: aos 39 anos, ela faleceu após passar dias internada devido a um nódulo no pâncreas.
Eleita para o cargo em 2022 por Mato Grosso, Amalia ocupava a posição de vice-presidente do PL Mulher nacional e participava ativamente das comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, dos Direitos da Mulher e da Educação na Câmara dos Deputados.
Natural de Mogi Mirim, no estado de São Paulo, Amália Barros, formada em Jornalismo, enfrentou a perda da visão do olho esquerdo aos 20 anos devido a uma toxoplasmose. Após inúmeras cirurgias, precisou remover o olho e passou a utilizar uma prótese ocular a partir de 2016.
A deputada adotou o gesto de cobrir o olho esquerdo com a mão como sua marca registrada e tornou-se uma defensora ativa das questões relacionadas à toxoplasmose e à visibilidade das pessoas monoculares.
Amália foi a inspiração por trás da Lei 14.126/2021, conhecida por classificar a visão com apenas um olho como uma deficiência sensorial. Ainda em 2021, fundou o Instituto que leva seu nome, posteriormente renomeado como Instituto Nacional da Pessoa com Visão Monocular, que se dedica a campanhas de doação de próteses oculares e prestação de assistência a indivíduos monoculares.
Filiada ao Partido Liberal (PL), mesmo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, Amália Barros era aliada da ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro, tendo registros fotográficos com ambos em suas redes sociais.