Imagens raras de onças brincando, deitando e rolando e um coelho brasileiro passeando são registradas por câmera em Goiás; vídeo impressionante.
Compartilhe:
Imagens raras de onças brincando, deitando e rolando e um coelho brasileiro passeando são registradas por câmera em Goiás; vídeo impressionante.
Pesquisadores realizaram um estudo no Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, em Goiás, e conseguiram fazer registros raros de animais silvestres. As câmeras dos profissionais flagraram cenas curiosas e incomuns de onças, porco-do-mato e, especialmente, o coelho brasileiro conhecido como Tapiti.
O projeto, denominado Projeto Bandeiras no Corredor, tem como objetivo monitorar a vida animal no parque e oferecer informações essenciais para a proteção e preservação da fauna. Ele é fruto de uma parceria entre o Governo de Goiás, a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Aliança da Terra (AT) e o Programa Copaíbas (Funbio).
As primeiras imagens mostram um cachorro-do-mato acompanhando seu filhote pacientemente. Em seguida, uma onça é flagrada brincando com a câmera e acabando por danificá-la. Segundo os responsáveis pelo projeto, acidentes desse tipo são comuns durante a pesquisa. Além disso, outras espécies foram flagradas em momentos adoráveis.
As câmeras instaladas no Parque Estadual de Caldas também filmaram uma onça parda relaxando e aproveitando o espaço para rolar e se espreguiçar entre as folhas e galhos. Esses animais são considerados tranquilos em ambientes sem grande agitação.
O registro mais surpreendente dos pesquisadores foi do coelho Tapiti. Essa espécie é a menor entre as conhecidas e é considerada vulnerável, pois está ameaçada. A sua presença no registro diurno também chamou a atenção dos pesquisadores, já que eles geralmente têm hábitos noturnos e só saem das tocas ao anoitecer para buscar alimento.
O porco-do-mato cateto também foi flagrado nas câmeras. Esses animais são tranquilos e pouco agressivos, como mostram as gravações. Ele apareceu em frente às câmeras e desapareceu sem deixar rastros.