Fiscalização de tráfego em Macapá emite 60 mil multas de janeiro a outubro
Compartilhe:
Fiscalização de tráfego em Macapá emite 60 mil multas de janeiro a outubro
Um levantamento feito pela Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá revelou que o estacionamento irregular continua sendo a infração mais comum na cidade. De janeiro a outubro de 2023, foram registradas sessenta mil infrações de trânsito, sendo que 65% delas eram relacionadas ao estacionamento irregular.
Os dados fornecidos pelo Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) e pelo Batalhão de Policiamento de Trânsito (Bptran) mostram uma queda nas ocorrências de acidentes fatais e outras infrações em locais onde há monitoramento por câmeras. Em relação às outras infrações, elas correspondem a 35% do total e estão relacionadas ao descumprimento das regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
As principais infrações cometidas são: não usar o cinto de segurança; dirigir sem atenção; estacionar em pista de rolamento das vias; estacionar no passeio; estacionar ao lado ou sobre marcas de canalização; estacionar em guia de calçadas rebaixada a veículos; estacionar em fila dupla; estacionar em desacordo com a regulamentação; estacionar em local e horário proibido pela sinalização; estacionar em vagas destinadas a idosos; estacionar em vagas reservadas a Pessoa com Deficiência (PCD); transitar veículos em calçadas; executar operação de conversão proibido pela sinalização; avançar sinal vermelho no semáforo; deixar de dar preferência ao pedestre; transporte remunerado de passageiros; dirigir veículo utilizando celular.
Para quem cometeu uma infração de trânsito em um veículo que não é seu, é possível transferir os pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para a pessoa responsável pela infração. Esse atendimento pode ser agendado de forma presencial ou online pelo site do governo.
Para ficar atualizado sobre as notícias mais importantes do Amapá, é possível ativar as notificações para receber as últimas informações em tempo real.