Mais de 22 mil locais do Rio Grande do Sul continuam sem energia elétrica seis dias após o temporal
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Mais de 22 mil locais do Rio Grande do Sul continuam sem energia elétrica seis dias após o temporal
Uma lista de serviços complexos está em andamento para normalizar o fornecimento de energia após a forte tempestade. A concentração de tais serviços, geralmente demorados, está principalmente na Região Metropolitana, conforme afirmado pela empresa responsável. No entanto, ao serem concluídos, apenas um pequeno número de clientes poderá ter a luz restabelecida devido à complexidade das intervenções.
Enquanto isso, a concessionária CEEE Equatorial está mobilizando todas as suas equipes de manutenção para resolver a situação o mais rapidamente possível. No entanto, representantes da empresa mudaram suas previsões sobre a normalização da energia elétrica em sua área de atuação pelo menos três vezes nos últimos dias, o que tem causado frustrações na população.
Comerciantes estão enfrentando prejuízos significativos devido à escassez de água e energia no Rio Grande do Sul. A empresa responsável pelo serviço tem um prazo de 24 horas para restabelecer o fornecimento de energia elétrica em dois municípios, sob pena de multa diária em caso de descumprimento.
Em meio aos estragos causados por um temporal, uma moradora perdeu tudo e teve sua casa condenada. Consumidores que tiveram equipamentos eletrônicos avariados devido à falta de energia podem solicitar ressarcimento à concessionária. O processo inclui contato com a empresa, apresentação de documentos e inspeção dentro de prazos estabelecidos, com a possibilidade de recurso à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ou ao Procon em caso de negativa.
Apesar da legislação que isenta as distribuidoras de reembolsos em situações de emergência, a Defensoria Pública assegura o direito ao ressarcimento. Além disso, pessoas afetadas pela falta de energia em suas atividades laborais têm a opção de solicitar o abatimento do valor da conta de luz. No ano passado, as empresas responsáveis pela distribuição de energia no estado pagaram milhões em compensações aos consumidores por eventuais danos.