Notícias | Evitando a exposição ao sol e protegendo-se dos raios solares na praia: orientações importantes.

| Evitando a exposição ao sol e protegendo-se dos raios solares na praia: orientações importantes. |

Evitando a exposição ao sol e protegendo-se dos raios solares na praia: orientações importantes.


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO

Compartilhe:



Evitando a exposição ao sol e protegendo-se dos raios solares na praia: orientações importantes.

No Brasil, de 2013 a 2022, 835 pessoas perderam a vida devido a descargas elétricas, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os raios podem atingir até 20 mil ampères, mil vezes mais que um chuveiro elétrico.

A maior parte dessas fatalidades ocorre durante o verão, quando as elevadas temperaturas e a umidade propiciam a ocorrência de tempestades e raios. Os raios podem surgir antes ou após a chuva. O Inpe aconselha abrigar-se ao avistar nuvens carregadas ou ouvir trovões, além de evitar áreas abertas ou a água após a chuva cessar.

Para quem esteja na praia durante uma tempestade, é vital sair imediatamente do mar, afastar-se das margens, estruturas metálicas e embarcações. Refugiar-se em moradias, veículos fechados ou abrigos subterrâneos é preferível em caso de risco.

A incidência de raios no Brasil tem aumentado recentemente, impulsionada pelas mudanças climáticas e aumento de tempestades. Em 2022, houve mais de 191 milhões de descargas elétricas, evidenciando a crescente frequência desse fenômeno natural.






Recomendamos


Churraclean

Churraclean

Redsilver

Redsilver

Outras Notícias





Mais Recentes