“Ponta Grossa firma acordo para troca de luminárias da iluminação pública por LEDs”
Compartilhe:
“Ponta Grossa firma acordo para troca de luminárias da iluminação pública por LEDs”
A prefeita de Ponta Grossa, cidade localizada nos Campos Gerais do Paraná, assinou um contrato com o consórcio Ponta Grossa-Luz para a concessão administrativa dos serviços de iluminação pública. Além de gerir o sistema, a empresa também será responsável por modernizá-lo, substituindo lâmpadas antigas por LEDs e expandindo a rede.
O contrato prevê a substituição de 47 mil pontos de iluminação por LEDs e a instalação de pelo menos mais 12 mil. O investimento total será de aproximadamente R$ 114 milhões. O modelo adotado é de parceria público-privada, com duração de 13 anos. A empresa terá um prazo de quatro meses para assumir os serviços de iluminação pública na cidade.
O consórcio Ponta Grossa-Luz foi selecionado através de um leilão realizado em São Paulo, na Bolsa de Valores, no mês de maio. O projeto já havia sido apresentado em dezembro de 2021.
Segundo a prefeitura, atualmente apenas 3% da iluminação pública de Ponta Grossa é em LED, enquanto mais de 90% é composta por lâmpadas de vapor metálico, sódio e mercúrio. A mudança para LEDs trará benefícios ambientais, pois essas lâmpadas não emitem radiação UV e não contêm substâncias químicas tóxicas em sua composição, como o mercúrio. Além disso, a iluminação em LED oferece uma economia de energia de 44% e contribui para uma maior segurança.
O projeto também inclui a instalação de um sistema de iluminação especial nos pontos históricos e turísticos da cidade, como a Catedral de Sant’Ana, a Mansão Vila Hilda e o Monumento ao Tropeirismo e a Praça da Barão do Rio Branco.