Notícias | São José dos Campos atualiza mapeamento de zonas de perigo após 6 anos

| São José dos Campos atualiza mapeamento de zonas de perigo após 6 anos |

São José dos Campos atualiza mapeamento de zonas de perigo após 6 anos


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO

Compartilhe:



São José dos Campos atualiza mapeamento de zonas de perigo após 6 anos

A prefeitura de uma cidade brasileira, recentemente, deu início a um projeto de atualização do plano municipal de redução de riscos. Esse projeto terá duração de cerca de dez meses e um custo de R$ 1,6 milhão. Iniciando pela Zona Norte, que sofreu com inundações e deslizamentos nos últimos anos, o objetivo do projeto é mapear e classificar as áreas de risco.

O estudo realizado analisa os riscos geológicos e hidrológicos. As áreas serão classificadas como de monitoramento, de risco alto ou muito alto. Para realizar essa classificação, são observados fatores como a proximidade de córregos e rios, a inclinação das encostas e se há danos estruturais nas residências próximas. Quando identificado algum risco, serão propostas medidas de intervenção caso necessárias.

A primeira região a ser visitada pelo projeto é a do Buquirinha, porém outros bairros também serão vistoriados, como Pedra D’água 1 e 2, Recanto do Buquirinha e Recreio da Boa Vista. Além disso, o projeto do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) também abrange o treinamento de técnicos municipais e um estudo de inundação em quatro bacias do município.

Esse projeto é uma iniciativa importante para garantir a segurança da população em áreas de risco e prevenir possíveis desastres naturais. Através do mapeamento e classificação das áreas, o poder público poderá tomar medidas adequadas para reduzir os riscos e garantir a segurança das comunidades afetadas.

Com isso, espera-se que a atualização do plano de redução de riscos traga benefícios significativos para a população, minimizando os impactos de eventos extremos e protegendo vidas e propriedades dos moradores da Zona Norte.






Recomendamos


Churraclean

Churraclean

Redsilver

Redsilver

Outras Notícias





Mais Recentes