Notícias | Iniciativa colaborativa impulsiona a restauração de nascentes e vegetação no bioma do Cerrado

| Iniciativa colaborativa impulsiona a restauração de nascentes e vegetação no bioma do Cerrado |

Iniciativa colaborativa impulsiona a restauração de nascentes e vegetação no bioma do Cerrado


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO

Compartilhe:



Iniciativa colaborativa impulsiona a restauração de nascentes e vegetação no bioma do Cerrado

Um projeto de reflorestamento está recuperando uma área desmatada na região do Rio Araguaia, entre os estados de Goiás e Mato Grosso. O movimento é liderado por Marcelo Lopes Pereira, um ex-produtor rural que se arrependeu de suas práticas destrutivas. Ele decidiu mudar de ideia depois que seu filho participou de palestras sobre preservação ambiental na escola.

Com o objetivo de preservar o meio ambiente, a família do Marcelo e a equipe do projeto estão plantando 3 mil mudas de árvores nativas do Cerrado em uma área equivalente a três campos de futebol. Além do plantio, também estão sendo construídas curvas de nível para evitar erosões, mini barragens para reter a água da chuva e cercas para proteger as nascentes do gado pisotear.

A iniciativa está trazendo resultados positivos para a região. A água, que estava escassa, está voltando a correr. Isso tem impacto direto nos mananciais que abastecem a população, aumentando a oferta de água tratada nas estações de tratamento. As ações do projeto foram reconhecidas pela Unesco como uma referência em ecohidrologia, pois contribuíram para aumentar a produção de água no Cerrado.

O projeto já recuperou quase 700 hectares de Cerrados em quatro municípios goianos, porém, a meta é reflorestar 10 mil hectares. A coordenadora do projeto, Maiara Francielle Ribeiro, acredita que, com o esforço de muitas instituições, é possível salvar o estado, o país e o planeta da escassez hídrica e das mudanças climáticas.






Recomendamos


Churraclean

Churraclean

Redsilver

Redsilver

Outras Notícias





Mais Recentes